Identidade

Seu saldo bancário não reflete seu valor como pessoa, nem deve ser tudo o que você tem. Em termos materiais, o patrimônio líquido é o resultado final de tudo o que você tem menos tudo o que você deve e, pelo lado pessoal, é preciso diferenciar o ser do ter e com isso preparar-se para os altos e baixos dos investimentos.

É perigoso confundir as coisas e achar que ter menos é ser menos e que perder tudo é não saber mais quem se é; isso pode acabar em depressão… Os riscos são inerentes aos investimentos e os altos e baixos acontecem.

Sua identidade é composta por várias informações, incluindo sua renda mensal, o carro que você dirige, a casa e o bairro em que você mora, as roupas que você veste, sua aparência física, cargo que ocupa, restaurantes que frequenta e diplomas que conquistou.

Só que isso é apenas uma pequena parte de quem você é, ligada à sua imagem. Você é mais do que aparenta. Suas qualidades e seus defeitos, seus conhecimento, sua experiência e suas competências que adquiriu.

Fazem parte de sua identidade também a família, amizades, história de vida e planos para o futuro, crenças e valores, coisas que realizou, pessoas que ajudou. Essas coisas são mais importantes e permanentes, elas permitem que você conquiste as primeiras e recomece do zero se for preciso.

Ter riquezas sem ser rico não é suficiente, o bom é ser internamente rico e depois ter riquezas, ser sábio para facilitar a riqueza.

Andréa Voûte